terça-feira, 12 de novembro de 2013

Madeiras Alternativas

Quando pensamos em móveis ou qualquer outro produto feito com madeira, os primeiros nomes que vem a mente são daquelas mais comuns como o Carvalho, Mogno, Freijó, Cerejeira entre outras e muitas vezes não levamos em consideração que o uso destas madeiras incetiva a exploração desenfreada e o corte ilegal destas espécies, podendo leva-las a extinção. 
Uma forma de preservar estas espécies é divulgar e promover o uso de outros tipos de madeira, principalmente as tipicas de cada região. Usar madeiras alternativas além de reduzir os custos com material (como essas madeiras são pouco conhecidas seu preço é bem menor em relação as demais), contribui para o desenvolvimento das comunidades que realizam o manejo sustentável e permite inserir a identidade local nos projetos. Mesmo pouco utilizadas essas madeiras possuem qualidade suficiente para produzir móveis, objetos, construções e podem ser  amplamente utilizadas pela industria.
Hoje existem vários concursos nacionais que premiam projetos que utilizam tais madeiras, como por exemplo o Móvel Sul e um deles é referência no uso da madeiras para produção de móveis: Prêmio Nacional Madeiras da Amazônia, móveis e design, esse prêmio é uma parceria do IBAMA e do Laboratório de Produtos Florestais criado para incentivar o uso destas madeiras pouco conhecidas e que podem ser o diferencial de um projeto.

No site do Laboratório de Produtos Florestais é possível encontrar uma serie de informações sobre soluções e materiais que são extraídos de forma sustentável da floresta. 

E para quem ainda não conhece as belas madeiras que existem nas florestas do Brasil, uma pequena amostra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário